ARTIGOS

 
Evangelismo Oikos


Escrevo de Porto Rico, onde estou para ministrar um seminário sobre células a convite da "Igreja do Novo Testamento Vega Baja". Sinto que aprendi mais do que ensinei. Pastor Emilio começou sua igreja numa casa há cinco anos. Deus lhe mostrou o poder do evangelismo da célula. Nesses cinco anos, a igreja cresceu, contando 24 células e 275 pessoas. Ao entrevistar os líderes e supervisores, vi que a maioria era divorciada, usava drogas no passado ou esteve presa na rede do satanismo.

Alguém na célula fez amizade com eles, ministrou e os trouxe a Jesus. A "vida de célula" agora é natural para eles, porque nasceram de novo e falam a "língua da célula".

Para muitos desses convertidos, seu oikos teve um papel fundamental em trazê-los para Jesus. O que é um oikos? Ralph Neighbour ajudou a igreja a compreender o significado de oikos. Ele escreve:
Oikos: o grupo primário dos relacionamentos de alguém.

Essa palavra grega se encontra diversas vezes no Novo Testamento, onde geralmente é traduzida por "casa" ou todos os familiares de uma casa. Entretanto, não se refere somente ao conjunto dos familiares. Cada um de nós tem um grupo primário de amigos: as pessoas que se relacionam diretamente conosco por meio da família, do serviço, de atividades recreativas e passatempos, ou por serem da mesma vizinhança... A não ser que o visitante ao seu grupo já tenha formado relacionamentos de oikos com um dos membros, ele se sentirá como peixe fora do aquário quando vier pela primeira vez. E se os membros não se esforçarem logo para criar vínculos com ele, esse visitante não ficará por muito tempo; não fará nenhum grande esforço para ser aceito antes que resolva voltar para o círculo dos velhos amigos (Manual do Líder de Célula, p 92-3).

As células penetram na sociedade por meio dos amigos, familiares e conhecidos dos membros das células. É fundamental identificar essas redes de relacionamentos no trabalho, no lar e nas atividades de lazer. No nível prático, aqueles que nos conhecem estarão mais propensos a aceitar um convite para participar de uma reunião da célula do que estranhos.

Se você é líder, encoraje os membros de sua célula a amar seus amigos, parentes, colegas de trabalho, colegas da escola ou faculdade e vizinhos, orar por eles e convidá-los para a célula. David Yonggi Cho escreve: "Descobri que a única maneira precisa para aumentar a membresia da igreja é por meio de contato pessoal, ganhando almas pessoalmente. Se você conhece a pessoa, é melhor. Uma vez que você está pessoalmente em contato com seus vizinhos, por meio do sistema de células, é muito mais fácil ganhá-los para a igreja" (Manual de Crescimento da Igreja, 7, p. 19).

Uma maneira eficaz de abrir corações e atrair oikos é por meio de eventos sociais. Piqueniques, eventos esportivos, retiros na montanha ou jantares são atmosferas que não remetem à igreja e não são ameaçadores, nas quais não cristãos se sentem à vontade.

Conheci um líder de célula que reunia seu grupo numa casa de campo nos principais feriados, ou para um evento esportivo durante a semana. Os membros da célula convidavam amigos e a família para esses encontros divertidos, e muitos acabaram fazendo parte da célula. Para manter a intimidade no grupo e continuar a evangelizar, essa célula gerou outra célula, e o processo de multiplicação não parou.

Pr. Joel Comiskey
(International Cell Church Forum)
19.10.2010

 

 




Artigos por tema




Artigos por Autor