O Empirismo é uma doutrina filosófica que tem como um de seus principais representantes o inglês John Locke (1632-1704). Sua principal teoria é denominada Tábula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas, ao nascerem, são como uma tela em branco, e o conhecimento é adquirido através das experiências vivenciadas, e a aprendizagem ocorre por meio de tentativas e erros. Basicamente: é experimentando, ou seja, agindo no mundo real, que conseguimos chegar a algum resultado. É assim que preenchemos nossa tela e formamos a pintura da nossa vida. Ok. Mas aonde eu quero chegar com esse papo de empirismo?

Uma coisa que eu percebi ao longo do tempo é que a maioria das pessoas sabe tudo o que foi falado até agora, mas apenas na teoria. As poucas pessoas que conseguem aplicar esses conceitos de forma concreta alcançam sucesso. Isso significa que alguns poucos, mesmo que de forma inconsciente, sabem que a vida é um eterno aprendizado, e que as experiências que acumulamos ao longo do percurso irão nos ajudar a superar os obstáculos e definir os próximos objetivos. São pessoas que vivem, de forma prática, o que os demais 99% apenas sonham, na teoria.

Fácil falar? Vejamos, é tudo uma questão de perspectiva. O que você está FAZENDO AGORA para possibilitar que seu sonho seja realizado num futuro próximo? Ninguém corre uma maratona na primeira tentativa. Começamos correndo um minuto e vamos aumentando o tempo e a distância aos poucos. Não adianta a vontade de agir sem a coragem de fazer algo a respeito. Como começar? Com um simples passo: pequeno, mas decisivo.

Pode parecer difícil, distante. Às vezes o sonho é tão alto que você acredita ser inalcançável. Mas e aí? Existem duas opções: Uma é se conformar, continuar sonhando e vivendo uma vida cheia de “se eu fosse, se eu pudesse, se, se se…”. Nesse caso você pode continuar batendo seu cartão-ponto, contando as horas para o dia passar, o final de semana chegar e o ano acabar, para novamente fazer resoluções que serão deixadas para lá assim que passar a empolgação do ano-novo.

A outra opção é colocar a mão na massa. Descubra o que quer e não descanse até conseguir. É difícil, está longe? Melhor ainda, afinal, o que não te desafia não pode te mudar, não é? Afinal, se a vida é um aglomerado de experiências, e cada uma delas pode te ajudar a chegar aonde quer, de nada adianta ficar parado esperando o bonde passar.

Categorias: Artigos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *