Você já ouviu a tal frase: “Acredite em si mesmo”? Eu já, milhares de vezes, e muitas outras vezes, ao longo da vida, eu respondi “ok, é fácil falar…”. Acreditar em si mesmo é muito fácil quando todas as situações são favoráveis, a umidade relativa do ar é boa, os índices da bolsa estão altos e o dolar está baixo. É muito fácil acreditar em si mesmo quando se está jogando em casa, com toda a torcida gritando o seu nome. Porém, é na adversidade, nos momentos delicados e complexos que essa qualidade, conhecida como autoconfiança, irá se mostrar útil e te ajudará a sair do buraco. Mas como mantê-la quando parece que tudo e todos insistem em te puxar para baixo? Como acreditar em si mesmo quando mais ninguém acredita?

O próprio termo em si – autoconfiança – já presume uma das maneiras de desenvolvê-la e manter-la firme. Acreditar em si mesmo significa confiar nas suas próprias habilidades para obter os resultados desejados, excluindo de pronto a responsabilização de algo ou alguém pelo seu destino. A partir do momento em que uma pessoa assume a responsabilidade pelo que acontece em sua própria vida, percebe que são as suas ações e as suas escolhas que garantirão um futuro de abundância ou de tristezas, de felicidade ou de dor. Trata-se de um momento de libertação, pois você percebe que, ao invés de sina ou destino, o que existe é ação e resultado, ou seja, tudo o que está acontecendo hoje na sua vida foi ocasionado por uma ação ou omissão sua, assim como tudo o que passará a acontecer a partir de agora. Cabe a você tornar essas atitudes favoráveis ou não.

Observe que aqui está uma incrível fonte de poder, pois se você teve a capacidade de se colocar na situação em que está hoje, também poderá se colocar em qualquer outra situação em que desejar. Quando você entender que não há outra pessoa decidindo, agindo ou escolhendo por você, que as suas ações terão consequências diretas nos seus resultados, que você não é uma marionete segurada por linhas e guiada sem qualquer direito a opinião, você naturalmente passará a acreditar, passará a ver que você tem tudo o que é necessário para conquistar o que quiser, desde que esteja disposto a fazer o que é necessário e a persistir bravamente no seu caminho.

Quer ganhar a confiança dos que estão próximos a você? Gostaria de, finalmente, jogar em casa, com a torcida a favor? Que tal começar você mesmo? Aja como alguém que acredita, fale como alguém que sabe, sonhe como alguém que tem certeza de que pode realizar. Em pouco tempo, todos ao seu redor estarão contagiados com seu entusiasmo, a sua empolgação, o seu brilho no olhar. Não espere aplausos para emitir sua luz. Ela já está dentro de você, e é sua escolha acendê-la ou não. Não existe situação ou momento perfeito para que a sua vida comece a acontecer. Existe o hoje, o agora. Torne-se aquele que você sempre quis ser e mostre a si mesmo do que é capaz. Acredite em mim quando digo: Eu acredito em você.

Categorias: Artigos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *