ARTIGOS

 
07 - O que pesca com rede?

Meu filho deu uma videira para minha esposa no dia das mães. Eu tive o privilégio de planta-la, o que significa um bocado de trabalho aqui nas montanhas. Precisamos cavoucar por entre as pedras e preparar uma espécie de gaiola para proteger as raízes dos esquilos. Eles são roedores vorazes e matariam a videira se não a protegêssemos. Você pode imaginar plantar uma videira com a esperança de colher apenas uma uva da planta?

Creio que Deus leva as pessoas a virem individualmente a ele. Dito isso, fico maravilhado de quantas vezes grupos de pessoas vêm à fé em Cristo. Três mil foram acrescentados ao povo de Deus no primeiro pentecostes após a ressurreição. Cornélio e toda a sua casa creram na mensagem de Pedro e foram salvos.

Embora eu ore regularmente por algumas pessoas do meu “oikos” (relacionamentos próximos) que venham conhecer a Cristo, eu gosto que minha célula me ajude na oração. Membros da minha célula atualmente me ajudaram a compartilhar Cristo com meu cunhado e meu sobrinho. Os dois aceitaram a Cristo por causa do trabalho em equipe que fizemos. Um casal “permitiu” meu sobrinho a vir para as montanhas e trabalhar ao redor da casa deles. Outros conectaram com eles em nossa casa. Afinal, ambos fizeram um compromisso com Cristo e toda a nossa célula se sentiu parte na celebração.

A pesca com rede traz grandes arrastões de peixes do oceano. Não é um trabalho solitário, mas precisa ser feito por uma equipe. Isso também é verdade em vários casos de evangelismo como célula. Algo com que a pesca com rede está relacionado e a preparação e a conexão com a comunidade. O curso Alpha tem sido um exemplo disso para nós. Um exemplo mais interessante tem sido os churrascos com vizinhos que alguns dos nossos grupos têm usado. Nesse caso o grupo escolhe uma casa e convida vizinhos daquela área a participar de um simples churrasco. Os visitantes também podem trazer alguma coisa para dividir se assim o desejarem.

Uma grande rede foi lançada na vizinhança. Vizinhos começam a encontrar uns com os outros. A célula toda ajuda com a refeição, a preparação, a limpeza e a recepção dos visitantes. As conversas acontecem durante a refeição e não necessariamente precisa haver um programa formal. Isso não tem a ver com troca, mas com desenvolvimento de relacionamentos em comunidade. Um grupo pode fazer muito mais na vizinhança do que uma pessoa sozinha pode. O que você acha?

A propósito, pesca com rede é divertido e realmente desenvolve a confiança e a comunidade das células, como também abre novas portas para relacionamentos. O que a sua célula está fazendo em conjunto para alcançar sua comunidade para Cristo? Certamente vocês estão orando e essas orações levarão a alguma ação divertida.

Por Bill Mellinger
Em 11 de Junho de 2013

 




Artigos por tema




Artigos por Autor