ARTIGOS

 
06 - Crescimento por meio da pesca com rede

Quando Jesus caminhava às margens do lago da Galileia, ele viu Simão e seu irmão André lançando uma rede no lago, pois eram pescadores. “Venham e me sigam” disse Jesus, “e eu farei de vocês pescadores de homens”. Imediatamente largaram as suas redes e o seguiram. Quando andou um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João em um barco, preparando suas redes (Marcos 1.16-20).

Quando os discípulos lançavam suas redes, eles o faziam em grupo. Quando Jesus disse a eles que os transformaria em pescadores de homens, ele também estava pensando em pesca em grupo. Jesus nunca enviou seus discípulos sozinhos (Lucas 9 e 10). Ele queria que os discípulos vivessem o evangelho diante dos outros, para que os não-crentes pudessem ver suas vidas transformadas e crer nele.

Evangelismo em grupo tira a pressão de uma pessoa. O grupo trabalha melhor junto. Todos estão envolvidos. Todos estão engajados em alcançar os perdidos.  Não é a experiência de uma pessoa fazendo o trabalho do ministério, mas cada um está envolvido e no processo de alcançar os não-cristãos em conjunto, e assim acontece o discipulado.

Cada pessoa tem uma profissão, desde quem convida as pessoas, a quem prepara os refrescos, a quem lidera a discussão. A equipe planeja, elabora estratégias, e acha novos contatos em conjunto. Dale Galloway escreve, “Uma vez que a lista (de convidados) está formada, a equipe começa a orar pela lista, depois a trabalha – fazendo telefonemas e visitas nas casas. Essa responsabilidade pode ser compartilhada com outros no grupo pequeno” (The Small Group Book, p. 122).

Envolvimento pessoal amadurece as pessoas. Deus usa evangelismo de grupos grandes, como cruzadas e concertos, mas o perigo é que algumas poucas pessoas fazem o trabalho enquanto o resto assiste e fica estagnado. No evangelismo na célula, há a responsabilidade compartilhada que é fundamental no crescimento e discipulado. Não é uma ideia bíblica que o pastor titular faça todo evangelismo. Deus deseja que cada membro use seus músculos para alcançar pessoas.

Por Joel Comiskey
Em 10 de Junho de 2013

 




Artigos por tema




Artigos por Autor