ARTIGOS

 
19-Cumprindo a Missão Relacional de Deus

Quando escrevi no blog do Pr. Joel no ano passado, eu compartilhei a história de uma irmã da minha célula que nos convidou para nos reunirmos no seu desconfortável apartamento (pisos sujos e nenhum móvel na sala de estar), localizado em uma parte perigosa da cidade, e com uma colega de quarto que constantemente fumava maconha no quarto ao lado com o namorado. O que trouxe naquele blog foi o quão importante era estar na casa dos novos crentes, no grupo deles, de forma que eles possam ministrar aos outros no lugar mais familiar de todos... sua própria casa.

Quando olho para trás e relembro aquela reunião em que Cristo foi revelado de uma forma tão profunda, posso ver com clareza que perdemos uma poderosa oportunidade de estender o Reino de Deus. Depois de duas semanas nos reunindo ali, mudamos para um local mais confortável para os membros do grupo. Já que eu não era o líder do grupo, hoje estou profundamente arrependido por não ter pressionado o nosso líder — que por sinal era o pastor da igreja — a ficar ali, aguentando mais um pouco, para ver como Deus continuaria a trabalhar na vida da nova crente e do oikos.

Essa nova convertida tinha uma dúzia de amigos incrédulos que nunca conhecemos. Sua colega de quarto jamais foi alcançada para Jesus. Seu namorado nunca foi alcançado para Cristo. Ninguém se aproximou deles. Deveríamos ter permanecido naquela casa até que Deus nos dissesse que era a hora de sairmos de lá!

Recentemente ouvi um pastor que entendia que as seguintes palavras de Jesus “não fiquem mudando de casa em casa” desta forma: “Deus deu à sua célula um ministério para outros cristãos e para o corpo de Cristo, e uma missão para alcançar os perdidos ao redor de vocês. Não negligencie um em favor de outro, ou seu grupo irá fracassar.”

Quando eu viajo pelos EUA para treinar líderes de células, sei que serei questionado. “Podemos nos reunir sempre na casa do mesmo anfitrião, que esteja estrategicamente localizada para os membros, ou é melhor mudarmos de casa em casa?”

Minha resposta normalmente traz um novo paradigma para a vida da célula ocidental: “Uma célula saudável não é necessariamente confortável e conveniente para os membros. É preciso descobrir onde Deus quer que vocês orem, tenham comunhão, adorem e ministrem, e fiquem ali até que Deus diga que é o tempo. Se você sempre pergunta: ‘Senhor, este é o lugar mais poderoso onde podemos estar?’, Ele dirá onde vocês devem se reunir e quanto tempo devem permanecer ali.

Se os líderes ou membros de sua célula constantemente perguntarem ou questionarem você sobre o local de reunião da célula, você tem um trabalho a fazer. Ajude-os a ver que a vida saudável de uma célula é cumprir a missão relacional para a qual Deus os chamou.


Randall Neighbour
01 de novembro de 2012

 




Artigos por tema




Artigos por Autor