ARTIGOS

 
14-Encontrando uma “Pessoa de Paz”

[Randall Neighbour é o presidente de TOUCH Outreach Ministries. O último lançamento do TOUCH, Small Group Vital Signs de Michael Mack, contém excelentes informações sobre como uma célula pode empregar os princípios deste artigo como seis sinais vitais dos Grupos saudáveis.]

Encontrar uma “pessoa de paz” não é difícil, ainda que muitos cristãos que conheço não tenham sequer um amigo não-salvo. Mesmo que eles estejam cercados por pessoas que não conhecem a Cristo no seu local de trabalho e na sua comunidade, eles escolhem passar todo o seu tempo com pessoas como eles... cristãos que já vivem em comunidade. Eu realmente acho isso incrivelmente triste, e não apenas pelas pessoas que querem e precisam de Jesus em suas vidas. Fico triste também pelos cristãos que ainda não descobriram a melhor e mais divertida parte de ser um seguidor de Jesus! Aqui estão alguns princípios para transmitir aos amigos que conhecem a Cristo mas não sabem como encontrar uma pessoa de paz:

Princípio 1. Aproveite um interesse ou hobby para encontrar pessoas de paz. Tenho muitos hobbies, e um deles é fazer canetas. É um hobby bastante original, que requer horas de paciência com meia dúzia de ferramentas para trabalhar com madeiras. Como Jesus instruiu aos discípulos em Lucas 9, eu fui até a casa de um rapaz todos os sábados, com as mãos vazias, por mais de um ano para aprender como transformar os blocos de materiais em um instrumento de escrita original. Não tinha dinheiro para comprar os equipamentos — apenas o bastante para o combustível e os materiais para fazer uma caneta por semana. No decorrer de um ano, meu mentor e eu passamos muitas horas juntas. Descobri que ele se considerava um “amigo de Deus ex-católico”, e era carente de amizade e encorajamento. Fui apresentado a três de seus amigos mais próximos, seu filho, sua esposa, e dois contatos de trabalho. E orei por eles e com cada uma dessas pessoas vez ou outra por intervenções financeiras, físicas e emocionais.

Principio 2: Humildemente peça ajuda às pessoas de paz.

Cristãos ocidentais rapidamente se isolam após um ou dois anos de conversão. Eles vivem de forma diferente agora, “indo à igreja” a cada domingo e tendo um novo grupo de amigos que vivem valores semelhantes. Verdadeiramente, eles não precisam da ajuda de uma pessoa de paz porque eles têm suas necessidades atendidas dentro da comunidade cristã. Sendo assim, sair do casulo confortável é importante para o sucesso, pedindo ajuda a uma pessoa de paz para algo importante.

Em Lucas 9, os discípulos precisavam de abrigo e comida. Minhas lições de fabricar canetas não eram assim tão importantes. No entanto, meu novo escritório era de uma importância crítica para mim. Então, pedi ao meu mentor para dirigir 45 minutos por três semanas até a minha casa para me ajudar a construir um closet na sala e trabalhar no meu projeto. Pedi a seu filho, que tinha uma pick-up, para vir junto e me ajudar a trazer a madeira até minha casa. E você sabe o que ele e seu filho me disseram depois de um final de semana, exaustos e cobertos de serragem? “Obrigado por pedir ajuda a nós. Nós realmente gostamos muito de estar aqui!”

Para encontrar e se relacionar com êxito com uma pessoa de paz, você deve compartilhar interesses em comum e permanecer humilde o suficiente para lhe pedir ajuda. Não é uma ciência inacessível, mas muito poucos cristãos com os quais tenho contato entenderam isso, por isso compartilho este artigo para divulgar esses princípios.

Randall Neighbour
25 de outrubro de 2012

 




Artigos por tema




Artigos por Autor