ARTIGOS

 
06 - Eu Falhei na Multiplicação

Por Bill Mellinger
Em 15 de Setembro de 2016

Multiplicação era muito mais fácil na grande igreja que eu servia do que tem sido na pequena igreja que agora eu sirvo. Onde já existe um ambiente de crescimento, é fácil multiplicar novas células. Um dos desafios na igreja pequena é que nela, geralmente, acontece mais adição do que multiplicação. Outro desafio é que igrejas pequenas podem ser tão intimistas a ponto de eles não alcançarem aquele que não frequenta nenhuma igreja. Até mesmo o conceito de discipulado pode ser perdido por causa da idade espiritual dos membros (pessoas que são cristãs por um longo tempo).

Mais de um ano atrás, nós começamos uma nova célula para homens. Alguns dos homens que começaram com o grupo estavam às margens ou não conectados ao Corpo de Cristo. Durante o ano passado, problemas da vida fizeram cada um desses homens sair do grupo. Dois perderam seus empregos e conforme eles procuravam por trabalho e oportunidades de emprego, seus horários tornaram mais difícil a participação deles. Os homens restantes no grupo são mais velhos e têm sido cristãos por muitos anos. Eu desafiei estes homens a começarem a orar por um homem mais jovem para discipular. Nós identificamos os jovens que Deus colocou em nossos corações; compartilhamos esses nomes com o grupo, para apoio em oração e prestação de contas; e começamos a trabalhar na ligação pessoal com esses jovens.

Discipulado pode ser devagar, e quanto menor a igreja, mais tempo pode levar até você ver os resultados da construção de relacionamento antes de alguém se tornar um crente. Cada um de nós se sentiu levado a alcançar um homem que está, de certa forma, longe de Cristo. Tiveram muitos contratempos e até um pouco de rejeição no processo. Nós não multiplicamos nosso grupo. Isso é fracasso? É, se a multiplicação é apenas sobre o crescimento de nosso grupo e o início de outro grupo e, em seguida, aqueles começam um outro grupo e assim por diante.

O que é um fracasso quando se trata de multiplicação de células? Se a multiplicação é apenas sobre começar outro grupo de seis a vinte e quatro meses, então nós fracassamos. No entanto, se a multiplicação de células é sobre evangelismo e discipulado, nós ainda estamos conseguindo. Nós continuamos a orar por estes homens que estão tentando discipular na fé em Cristo. Nosso grupo não abandonou o evangelismo. Na verdade, nossa apreensão por esses homens tem aumentado. No gráfico estatístico, nós não temos uma nova célula listada como um grupo que nasceu da nossa célula. Mesmo assim, nós estamos fazendo o trabalho duro e construindo relacionamentos para ver esses homens vir à Cristo.

Se o nosso grupo está estagnado? Eu não acho que esteja. Contudo, com certeza era emocionante na igreja grande, onde estávamos começando novas células a cada oito semanas. Eu me lembro que o céu comemora quando um pecador se arrepende (Lucas 15: 7 e 10). Gostaria muito de ver os nossos grupos multiplicando, mas isso tem que acontecer, uma pessoa arrependida de cada vez.

 




Artigos por tema




Artigos por Autor