ARTIGOS

 
04 - Crescimento Sustentável

Crescimento Sustentável

Por Angel Hernandez
Em 12 de Setembro de 2016

“Sendo Josué já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada.” (Josué 13:1 NVI).

A conquista da terra que o Senhor queria dar ao povo de Israel não foi executada de forma rápida e completa, mas de uma maneira gradual que foi concluída no reinado de Davi. O processo de conquista foi gradual por causa da manutenção da terra. Os israelitas não podiam entrar territórios onde eles não estavam indo para viver, porque se não a terra se tornaria um deserto, uma terra de animais selvagens e chacais. Isso nos ensina que crescimento depende, em grande parte, de sustentar o que Deus nos dá.

Deus não nos dá vidas para elas serem simplesmente abandonadas. Deus não nos dá vidas para ver elas sendo tomadas novamente pelo diabo. Deus está bastante preocupado com o processo de levantar líderes para cuidar das almas que ele deu. O Senhor disse em Mateus 9:37 que a colheita era grande e os trabalhadores são poucos, mas essa colheita não aconteceria a menos que houvesse trabalhadores para a colheita. No versículo seguinte Jesus disse: “Rogai, pois, ao Senhor da colheita para que envie trabalhadores para a sua colheita.” Ele também disse em João 4:35, que os campos já estavam brancos para a colheita, mas não poderia haver colheita se não haviam ceifeiros para fazer a colheita. Deus quer novos líderes ou trabalhadores para cuidar das vidas. Quanto mais trabalhadores, maior a colheita. Um líder deve levantar novos líderes para receber mais vidas, e não perder aqueles que ele já tem.

Jesus disse em Mateus 25:29 (NVI): “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade, mas a quem não tem, até o que não tem lhe será tirado.” E essa é uma lei do Reino de Deus. Deus não dá mais àqueles que tem menos, mas àqueles que tem mais. Se um líder não se preocupa em levantar novos líderes, ele não está multiplicando o talento que Deus de à ele. Um líder deve aprender a multiplicar o que ele tem, e ele irá receber mais em troca. Na parábola dos talentos, nós vemos que o Senhor disse ao servo que não aumentou seu talento que ele devia ter dado aos banqueiros (Mateus 25:27), não para ser tomado ou perdido, mas eles iriam ajuda-lo a multiplicar. Para haver crescimento sustentável, é necessário existir novos líderes.

Bençãos do Alto

 




Artigos por tema




Artigos por Autor