ARTIGOS

 
03 - Discipulado Experiencial

Discipulado Experiencial

Por Rob Campbell
Em 7 de Setembro de 2016

Você acredita no discipulado um a um? Minha resposta: sim! Este domingo passado no culto de celebração, uma senhora nos meados de seus sessenta anos percebeu que ela foi criada em uma família baseada na vergonha. Ela foi até sua líder de célula e elas estão trabalhando uma a uma com esta vergonha!

Você acredita no discipulado em pequenos grupos? Minha resposta é: sim! O círculo íntimo de Jesus era Pedro, Tiago e João. O modelo “PTJ” é maravilhoso. Eu estou dentro.

Eu sou, no entanto, um forte defensor do discipulado experiencial. Deixe-me explicar.

“Pequenos grupos holísticos são o lugar natural para os cristãos aprenderem a servir os outros, tanto dentro como fora do grupo, com seus dons espirituais. A multiplicação planejada dos pequenos grupos é possível através do desenvolvimento contínuo de líderes como um subproduto da vida normal em grupo. O significado do termo ‘discipulado’ torna-se prático no contexto de pequenos grupos holísticos: a transferência de vida, e não a aprendizagem mecânica de conceitos abstratos.” (Desenvolvimento Natural da Igreja, Christian Schwarz, p. 32).

Posso te pedir para ler a última frase mais uma vez? Essa frase é uma das definições mais concisas de discipulado no contexto de pequenos grupos holísticos que eu já li. Rumine essa frase, meu amigo.

Algumas questões para considerar enquanto ponderamos o “Discipulado Experiencial”:

“O mundo passou de uma ‘economia industrial’ para uma ‘economia de serviços’ e depois para uma ‘economia da experiência’” (Joseph Pine).

“Uma deriva continental da alma ocorreu porque a espiritualidade é menos de credo, menos proposicional, mais relacional, experiencial e mais sensorial” (Albert Borgmann).

Agora vamos para Êxodo 18:13-27. Aqui estão alguns pensamentos:

O Discipulado Experiencial é o padrão predominante revelado através das Escrituras para que a transformação da vida aconteça (v. 17-22).

Jesus e Seus Discípulos: Jesus- “…Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações… Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado…” (Mateus 28:19a, 20a).

Paulo e Timóteo: Paulo- “E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros” (2 Timóteo 2:2).

Ao ponto: Discipule, discipule, discipule. Vocês podem não ser rígidos na sua abordagem, sistema ou metodologia. Sejam fabricantes de discípulos!

 




Artigos por tema




Artigos por Autor