ARTIGOS

 
02 - Sa˙de Em Primeiro Lugar

Por Steve Cordle
Em 6 de Setembro de 2016

Anos atrás, eu visitei uma igreja em células proeminente e vi um banner pendurado com destaque em seu espaço de culto. O banner dizia que o objetivo deles era dobrar o número de células em um ano. Eu fiquei tão impressionado que fui para casa e estabeleci uma meta de multiplicação para a nossa igreja também.

Nossos líderes de célula adotaram a meta e logo nós tínhamos mais células do que nunca. No entanto, eu comecei a notar que alguns desses grupos tinham apenas 2 ou 3 pessoas, e uma série de outros grupos não eram saudáveis. Nós não estávamos realmente fazendo progresso em fazer discípulos.

Assim como no corpo físico, um objetivo principal de uma célula é a multiplicação. No entanto, como líderes, nós só queremos que células saudáveis multipliquem; afinal, quando células doentes se multiplicam nós chamamos de câncer.

É dito que uma célula saudável vai multiplicar. Então, o que queremos dizer com célula saudável? Eu gosto de ver vários marcadores de saúde antes de uma célula multiplicar:

  1. Um líder saudável. O aprendiz está realmente pronto para liderar um novo grupo? Eu quero ver o aprendiz crescer espiritualmente e amar os outros. Eu também quero ver que o líder tenha trazido alguém para o grupo (e de preferência que a pessoa tenha ficado). Se isso não aconteceu, há uma boa chance de seu novo grupo não crescer, uma vez que o líder não irá demonstrar um foco para fora. Será que o aprendiz entende a visão da igreja e a apoia? Se não, você pode apenas dar à luz um grupo renegado.
  1. Evangelismo em grupo. O grupo cresceu recentemente? Essa célula serve a comunidade regularmente, olhando para além de si mesma?
  1. Discipulado. Os membros demonstram evidências de obedecer a Jesus? Você vê mudanças de vida ocorrendo?
  1. Comunidade. Eles compartilham suas vidas uns com os outros? Eles se conectam fora do contexto da célula?

Nenhuma célula é perfeita e, portanto, pode-se sempre encontrar uma razão pela qual ela não está pronta para se multiplicar. Mas um grupo não precisa ser perfeito para multiplicar, apenas saudável.

 




Artigos por tema




Artigos por Autor