ARTIGOS

 
01 - Tema mensal

Multiplicação Celular

Por Joel Comiskey
Em 5 de Setembro de 2016

Quando escrevi o livro Home Cell Group Explosion ("Explosão da Célula Doméstica", em tradução livre) dezoito anos atrás, eu acreditava e ensinava que a multiplicação guiava o ministério celular e merecia a primeira prioridade. No entanto, ao longo dos anos, eu percebi problemas com a minha ênfase na multiplicação celular.

Algumas igrejas, por exemplo, multiplicaram “grupos fantasmas” sem liderança para alcançar a meta de fim de ano, só para ver os grupos rapidamente murcharem. Outras permitiram que um líder de célula liderasse mais de uma célula, a fim de produzir mais números. Esta estratégia multiplicou as células, mas eram células sem saúde e os discípulos não foram desenvolvidos.

Em 2011, ouvi Mario Vega ensinar sobre a multiplicação como um fator de saúde. Ele falou sobre se concentrar na saúde da célula, e depois usou a frase: “as células saudáveis multiplicam”. Foi um “momento eureka”. Percebi que o foco deve ser a saúde das células, e ela resulta na multiplicação.

Minha compreensão da multiplicação se aprofundou quando escrevi o meu livro Making Disciples in the Twenty-first Century Church ("Fazendo Discípulos da Igreja do Século Vinte e Um"), em 2013. Eu concluí nesse livro que o objetivo do ministério celular deve ser fazer discípulos saudáveis, e isso resulta na multiplicação. Em outras palavras, a multiplicação é o subproduto de ter uma equipe de discípulos prontos para iniciar uma célula. Quando esses discípulos são formados, a multiplicação celular pode acontecer.

Em Making Disciples ("Fazendo Discípulos") eu respondo à pergunta “quando uma célula está pronta para multiplicar?” A minha resposta é: quando uma equipe de discípulos foi formada. Mas como? Através da célula e do sistema celular. A célula é essencial para formar discípulos através do desenvolvimento em comunidade ("uns aos outros"), o sacerdócio de todos os crentes (todos participando), evangelismo em grupo e desenvolvimento de liderança. O sistema celular treina discípulos pelo trilho de treinamento de toda a igreja e treina cuidadosamente novas equipes. Em outras palavras, a motivação abrangente para o ministério de células é fazer discípulos que fazem discípulos. A célula, na realidade, é apenas o contexto ou o lugar onde uma equipe de discípulos cresce e amadurece. E sim, nós precisamos de muitas células para cumprir a Grande Comissão de Cristo.

Eu acredito que uma igreja deve fazer metas para novas células, mas, na realidade, eu estou me referindo a fazer novos discípulos. Quando eu treino pastores, eu guio o pastor a vislumbrar novos discípulos formados através da célula e do sistema celular. Ao longo do ano, nós sonhamos e planejamos em direção à meta de novos discípulos liderando células. No entanto, eu nunca treino pastores para multiplicarem células às pressas apenas para cumprir as metas da igreja. Eu sei por experiência própria que as células sem discípulos rapidamente murcham e podem até afetar negativamente o sistema celular a longo prazo.

No mês de setembro, vamos olhar para a multiplicação celular. Pastores experientes vão postar vinte blogs sobre o tema da multiplicação celular. Vamos abordar:

  • Semana 1 (04 a 10 de setembro): Como o discipulado acontece na célula através da comunidade, sacerdócio de todos os convertidos, evangelismo, e desenvolvimento de uma equipe de liderança na preparação para a multiplicação.
  • Semana 2 (11 a 17 de setembro): Como o equipamento e o treinamento são essenciais para preparar novos discípulos a fim de multiplicar células.
  • Semana 3 (18 a 24 de setembro): O lugar do estabelecimento de metas na igreja em células e como essas metas para uma nova multiplicação celular devem ser centradas na saúde da equipe de discípulos.
  • Semana 4 (25 de setembro a 01 de outubro): Por que precisamos começar a discipular nossas crianças e jovens se queremos ver multiplicação de células a longo prazo.

Qual tem sido a sua experiência com a multiplicação celular?

 




Artigos por tema




Artigos por Autor