As igrejas são, naturalmente, partes integrantes de suas comunidades e muitas vezes estão na linha de frente na resposta a desastres, tanto na prática quanto pastoralmente. A experiência de epidemias anteriores mostrou que as igrejas estão particularmente bem posicionadas para construir confiança e esperança, para combater o medo e para construir a resiliência comunitária, bem como a resiliência mental e espiritual individual. 

Sua igreja pode desempenhar um papel vital na atual pandemia COVID-19 através de… 

Oração e reflexão:

A pandemia da COVID-19 está perturbando a vida das pessoas em todas as partes do mundo. Em nossas chamadas regionais e globais, a Aliança Anglicana está cada vez mais ouvindo falar da angústia mental que as pessoas estão passando. “Aquietar nossos medos neste momento de grande angústia” é uma breve reflexão oferecida como um lugar de retiro… para proporcionar um espaço para respirar… a chance de passar alguns momentos imersos na glória da criação de Deus e no amor e paz de Deus. Esperamos que este “retiro visual” proporcione um pouco de consolo e alegria nestes tempos difíceis. Você pode baixá-lo como um vídeo ou Powerpoint na seção de recursos.

Mantendo a vida de adoração enquanto não podemos nos reunir pessoalmente: 

Em todas as partes da Comunhão Anglicana as pessoas estão respondendo criativamente à suspensão de encontros presenciais tradicionais para adoração.  Sempre que possível, as igrejas estão usando mídias sociais, gravação e transmissão ao vivo de serviços e sermões para manter um padrão de adoração “coletiva”. O Serviço de Notícias da Comunhão Anglicana (Anglican Communion News Service – em Portuguêsestá reunindo uma seleção destes, proporcionando uma oportunidade de participar da adoração em toda a Comunhão. 

No entanto, reconhece-se que alguns membros da igreja, especialmente as pessoas idosas ou aquelas sem acesso digital, podem ter dificuldade em se envolver com isso, seja tecnologicamente ou emocionalmente, por isso também estão sendo buscadas alternativas. Ideias que estão sendo testadas em diferentes lugares incluem o uso de canais de rádio, pessoas compartilhando uma oração individualmente em um horário definido com uma liturgia comum entregue, tocando o sino da igreja para chamar as pessoas para orar em casa ao mesmo tempo, e se reunindo em sua própria casa para compartilhar um momento de oração, um estudo bíblico ou assistir a uma transmissão ao vivo ou gravada juntos. 

 

AÇÕES PRÁTICAS

Apoio à preparação da comunidade
Preparamos uma pequena folha de lições-chave de nossa experiência de preparação e resiliência a desastres, aplicando-as ao COVID-19. Você pode ler o resumo aqui e baixá-lo da seção de recursos. 

Apoio a pessoas em situação de pobreza, marginalizadas ou vulneráveis:
O impacto da COVID-19 nas populações de Refugiadas/os e Migrantesaqui.
Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos durante a pandemia de COVID-19: aqui.

Apoiar pessoas quvivem em isolamento
Aqui você encontrará links para recursos e sites que fornecem ajuda para lidar prática, espiritual e psicologicamente com o isolamento. O confinamento proporciona um tempo para oração individual e familiar; aqueles que estão isolados em casa podem se tornar uma potência de oração. Também é possível que o estresse e as pressões familiares (incluindo a violência doméstica) possam surgir neste momento. 

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *