Propósito. Missão de vida. Quando eu paro para refletir sobre o assunto, defino esses dois conceitos como o motivo pelo qual estamos aqui, acordamos todas as manhãs e vivemos nossas vidas. Aquilo que está totalmente alinhado com a nossa essência e o nosso senso profundo do “eu”. Quando não procuramos esse propósito, ou nos esquecemos dele, nossas vidas passam como um filme do qual não fazemos parte, pois apenas a assistimos passar, como numa tela. Sem propósito, por não saber aonde se quer chegar, segue-se um caminho qualquer. Todos temos um por quê, mas nem todos estão dispostos a se conhecer o suficiente para ouvir sua voz interior, e as abafam com outros ruídos.

Normalmente, na infância, a nossa personalidade mais impulsiva nos leva exatamente aonde nosso coração deseja, para o que desperta nossa curiosidade e nos deixa naturalmente em sintonia com o que há de melhor em nós mesmos. Com o tempo, passamos a abrir mão de quem somos e vivemos de acordo com o que esperam de nós, e vamos seguindo num rumo sem sentido, numa busca inesgotável de algo que nem sabemos o que é, perdendo a nossa identidade. Por outro lado, há aqueles que vivem exatamente a sua missão, e os reconhecemos na hora, pois avançam como um meteoro, com um foco e determinação inabaláveis, e todos sabemos, apenas de olhar, qual a marca que essa pessoa deixará, pois ela vive seu propósito todos os dias e muda o mundo à sua maneira, impactando todos à sua volta. Seus olhos brilham, seu jeito contagia, suas palavras motivam e inspiram. Dela emana poder pessoal, pois sabe exatamente por que está aqui e qual o legado que quer deixar. É como um pequeno sol, irradiando luz e calor por onde passa. A parte boa é que todos ainda temos, dentro de nós, aquela sementinha de quem nascemos para nos tornar, e se voltarmos a regá-la, poderemos nos desenvolver de maneira completa, nos tornando plenos, ou seja, a melhor versão de nós mesmos.

Aí você para e me pergunta: “Certo! Agora eu quero um propósito também, como arranjo um?” Na verdade é bem simples, mas exige uma certa dose de autoconhecimento. Vou te dizer como: encontre o que te faz mais feliz, de forma sincera e genuína, e persiga esse caminho, que o deixará sempre no rumo do seu propósito. Sim, porque todos nascemos para sermos felizes, plenos, inteiros, e quando atingimos esse estado, não fazemos apenas bem para nós mesmos, mas para nossa família, nossos amigos, nossos colegas, e assim tornamos o mundo um lugar melhor de se viver, uma pessoa por vez. Encontre aquele seu talento natural, aquilo que você faz de melhor e com prazer, aquela atividade que faz você perder a noção da hora e descubra uma maneira de, mesmo que em pequena escala, utilizá-la para ajudar na construção do deu ideal de vida, seu ideal de mundo. Olhe para si e ouse, arrisque conhecer-se profundamente, e quando esse momento acontecer, a vida deixará de ser apenas um filme.

Categorias: Artigos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *