ARTIGOS

 
Evangelismo de CÚlulas

Recentemente estive numa megaigreja no sul da Califórnia que havia ressaltado às suas células a importância da prática de comunidade. Ao conversar com a equipe pastoral, eu lhes disse que estavam almejando muito pouco. Embora aplaudisse a ênfase deles em comunidade, lembrei-os de que verdadeira comunidade é voltada àqueles que mais necessitam dela - as pessoas sem Jesus. Eles aceitaram de bom grado minhas palavras e reconheceram a falta de evangelismo em seu ministério de grupos pequenos.

Um tema comum entre as igrejas em células que crescem em todo o mundo é o evangelismo por meio das células. Cada célula na igreja de Cho tem o objetivo de ganhar duas pessoas por ano para Jesus. Se o objetivo não é alcançado, o líder vai à montanha de oração para orar e jejuar a fim de que seja alcançado. Participei de algumas células na Missão Carismática Internacional em Bogotá e elas são essencialmente evangelísticas.

Ouvimos diversas vezes de Mario Vega a respeito da investida evangelística das células de Elim. Ouvi Pr. Mario repetidas vezes dizer que as células de Elim existem para evangelizar. Uma igreja notável nos EUA é pastoreada por Rob Reimer. Veja o que eu disse a respeito de sua igreja, a igreja que se multiplica:
Rob Reimer, pastor fundador de South Shore Community Church em New England, é um excelente exemplo de evangelismo praticado pelas células. Reimer diz: "Há algo de doentio nas células que não evangelizam. Na minha experiência, toda igreja que busca transicionar para a estratégia de igreja em células e fracassa, erra no ponto chave do evangelismo. Algumas igrejas fazem concessões com esse princípio e multiplicam células por meio de crescimento de transferência. É um pecado imperdoável da igreja em células". Rob Reimer não deseja que suas células se multipliquem se não tiverem alcançado novas pessoas para Cristo. Os membros da célula são orientados a conhecer não cristãos, e eles o fazem de diversas maneiras. Acima de tudo, Reimer dá o exemplo do fervor evangelístico que deseja ver outros seguirem. Ele escreve: "Minha paixão é alcançar os perdidos, e eu prego a respeito e sirvo de exemplo. Se o pastor titular não prega isso, não se agonia a respeito, e não serve de exemplo disso, as pessoas ouvirão o que ele diz, e farão o que ele faz! Ele deve mostrar o caminho".

O evangelismo das células ajuda cada membro a exercitar seus músculos e crescer nesse processo. Assim como Paulo diz em Filemom: "Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo" (v.6). Quando evangelizamos, nós mesmos crescemos na nossa fé. O evangelismo da célula também dá ao grupo um propósito além do próprio grupo. Comunhão íntima e comunidade, em outras palavras, ocorrem no processo de alcançar outros, do mesmo modo que soldados na guerra que crescem na camaradagem no processo de derrotar o inimigo e vencer a batalha.

Pr. Joel Comiskey
(International Cell Church Forum)
05.10.2010

 

 




Artigos por tema




Artigos por Autor