Home
   EVENTOS-Fotos
   Compartilhando
   Notícias
   Artigos
   Agenda de eventos
   Loja Virtual
   Motivos de oração
   Dicas Joel Comiskey
   Ferramentas
   Trabalho/Conjunto
   Contato

      Motivando Líderes de Células



Qual é a motivação apropriada para o ministério de células? Essa motivação existe? Percebi que alguns líderes de célula são motivados pelo medo. Eles se sentem compelidos a obedecer o pastor de “mão pesada”. Um superintendente comentou a respeito de um pastor sob seu cuidado, ele disse: “Esse pastor motiva pessoas pelo terror”. Conhecendo a situação, tive que concordar. Mas uma motivação dessas resiste ao teste do tempo? Não, na verdade, ao longo do tempo, esse tipo de motivação vai prejudicar mais do que ajudar.

Outros líderes na igreja em células são motivadas a seguir um modelo de sucesso com a esperança de obter resultados parecidos. No entanto, tenho percebido que essa motivação quase sempre fracassa ao longo do tempo, porque crescimento não acontece por meio de formulas ou modelos – mas apenas por meio da obra do Espírito Santo transformando vidas.

Deus tem me mostrado mais e mais que a motivação para o ministério de células é essencial. Pessoalmente me flagrei falando um monte sobre o “porquê” do ministério de células, em vez de falar simplesmente “como”. Talvez o que estou falando pode ser resumido com o título do livro de Simon Sinek, “Comece com por que”. Sinek escreve a respeito da necessidade de ajudar pessoas a entenderem porque fazem o que fazem. Tendo a motivação certa, inspira e sustenta o líder ao longo do tempo.

Se a motivação para o ministério de células for defeituosa, líderes ficam desencorajados ao longo do tempo, deixam a igreja, e perdem a alegria e a empolgação de liderar ou supervisionar células.

Então, quais são as motivações corretas para o ministério de células? A seguir tem algumas: verdade teológica, serviço fiel, recompensas no céu, constituindo a família de Deus e fazer discípulos que fazem discípulos.

Neste mês (fevereiro) no Blog de Joel Comiskey vamos explorar essas motivações. Pastores experientes de igrejas em células escreverão 20 blogs de motivações positivas para exercer o ministério de células. Se você gostaria de recebe-los no seu e-mail cadastre-se aqui (http://www.feedblitz.com/f/?Sub=142259).Vamos explorar:

Semana 1 (3 a 9 de fevereiro): Motivados com a base bíblica para o ministério de células. Enquanto escrevia o livro “Fundamentações bíblicas para a igreja baseada em células” eu estava motivado a descobrir o que a bíblia diz sobre o ministério baseado em células e se havia ou não, uma base bíblica para isso. Terminei totalmente convicto que o ministério baseado em células é 100% bíblico. Mesmo concordando que as maiores igrejas no mundo são igrejas em células, nem todas as igrejas em células crescem rapidamente (e algumas até perderão pessoas no início). A melhor maneira de motivar os líderes é promover os fundamentos bíblicos sólidos do ministério de células.

Semana 2 (10 a 16 de fevereiro): Motivados pelo serviço fiel e pela recompensa no céu. Deus recompensa pelo seu serviço fiel. Precisamos motivar nossos líderes a convidar pessoas, acompanhar líderes, preparar o estudo da célula, e desenvolver comunidade, pois Deus os recompensará pela sua fidelidade. Enquanto eu ministrava na Igreja Vinha no Brasil, fui encorajado pela ênfase deles na recompensa celeste. Essa igreja fala muito sobre a recompensa celeste (ou a falta dela) e faz disso um fator de motivação forte para a liderança de célula.

Semana 3 (17 a 23 de fevereiro): Motivados para implantar a família de Deus na terra. Creio que a imagem principal da igreja nas escrituras é a família de Deus. A igreja como a família de Deus deveria nos impulsionar a estabelecermos comunidades íntimas e alcançar não cristãos que não tem uma família e necessitam estar em comunidade. Se enfatizarmos essas verdades aos nossos líderes e supervisores de célula, mais facilmente compreenderão porque estão fazendo, o que estão fazendo.

Semana 4 (24 de fevereiro a 2 de março): Motivados a fazer discípulos que fazem discípulos. Esse foi o tema do blog de janeiro, mas vale enfatizar de novo. Como a imagem da família é a imagem principal da igreja nas escrituras, creio que o propósito do ministério do grupo pequeno existe para fazer discípulos que são formados e lapidados numa atmosfera familiar! Quando os líderes e supervisores de células entendem que estão participando do plano de Deus de fazer discípulos, eles se tornam mais comprometidos para servir a Jesus.

Por que eu creio que é importante começar com a motivação correta para se envolver no ministério de células? O que você percebeu que acontece quando líderes não têm as motivações corretas?

Joel Comiskey

      [Anterior] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] ... [58] [Próxima]