ARTIGOS

 
O Discípulo Relacional

 

Estou entusiasmado em poder anunciar que meu novo livro The Relational Disciple [O Discípulo Relacional] já está disponível para venda (por enquanto, apenas em inglês). Esse livro mudou a minha vida. Eu mesmo o consulto com frequência para minha edificação pessoal e para lembrar a mim mesmo que a Trindade quer me moldar a ser um discípulo relacional. Sou lembrado dos tantos textos bíblicos de uns aos outros e da necessidade de ir além de minhas inclinações individualistas para começar a pensar biblicamente. Após você o ler, deixe-me saber o que achou.

Por meio do processo da escrita desse livro, eu agora tenho uma apreciação nova do aspecto comunitário da vida da célula. No passado, eu achava que a comunidade estava sendo enfatizada com exagero por aqueles que falavam de grupos pequenos. Eles vão acabar estagnando as células falando tanto sobre comunidade, eu dizia a mim mesmo. Deus operou mudanças no meu modo de pensar durante o ano passado.

Agora eu entendo porque tantas vozes de células promoveram o ministério relacional nos últimos anos. Ralph Neighbour e Bill Beckham sempre viram a comunidade como uma razão essencial para o ministério da célula - talvez até mesmo a sua base. Outros ecoaram esse mesmo sentimento. Eu sou um retardatário. No entanto, agora também estou a bordo. Tenho me maravilhado ultimamente na natureza trina de Deus e com que frequência as Escrituras falam a respeito do ministério uns aos outros. Jesus até mesmo disse que não cristãos saberiam que somos seus discípulos por causa de nosso amor e unidade.

Agora eu entendo que é importante priorizar e desfrutar o ministério relacional na célula - não apenas como um meio de alcançar pessoas para Jesus e multiplicar um grupo, mas como uma parte essencial da vida da célula. Há algo maravilhoso no povo de Deus que compartilha abertamente, confessa lutas e pecados, aplica a Palavra de Deus e pede por oração. Deus se alegra quando a koinonia (comunhão) acontece, porque Ele é um Deus orientado para a comunidade, habitando em perfeita unidade com os outros membros da Trindade. E Ele quer que nós ajamos como Ele.

O que você acha? Pense sobre a importância da comunidade e discipulado relacional.

Pr. Joel Comiskey
Novembro 2009

 

 




Artigos por tema




Artigos por Autor