ARTIGOS

 
Familiar x Militar

"Estruturas relacionais" são um dos nossos quatro fundamentos na construção do Reino de Deus. Jesus personifica e demonstra que a tarefa de alcançar o mundo com o Evangelho e a expansão do governo soberano de seu Pai em toda parte do mundo começaram com relacionamentos. Eu creio que terminarão assim também.

Um modelo familiar de ministério começa com a valorização da pessoa, enquanto que um modelo militar começa fazendo da pessoa uma ferramenta para servir a um propósito maior do exército. Uma estrutura relacional aceita a pessoa e reconhece seu crescimento em direção a um alvo comumente desejado, ao passo que a estrutura militar somente recompensa a pessoa que alcançar satisfatoriamente o objetivo.

Há mais que pode ser contrastado nos dois modelos. Gostaria de propor que devemos amar as pessoas e usar as coisas, não amar as coisas e usar pessoas. Nossa estrutura de supervisão refletirá uma dessas duas abordagens. Qual é a sua?

Nota de Pr. Roberto Lay:
Porém, deve haver os dois aspectos, ou seja, uma estrutura hierárquica clara. Sem hierarquia, instala-se a anarquia. Todo sistema tem como premissa básica lealdade, submissão e serviço. Jesus foi o exemplo de líder dentro de uma estrutura hierárquica: o líder 4 S - Submisso ao seu Superior (Pai) e Servo aos seus Subordinados.

Jeff Tunnell
(International Cell Church Forum - 24.08.2010)

 

 




Artigos por tema




Artigos por Autor